quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SÉTIMA AULA


Transição do capitalismo: período de consolidação de um Modo de Produção. (Totalidade com relações articuladas materialmente)
Transformação > Formação histórica. Representamos como cronológica.
Como se deu essa transformação? É preciso entender este processo para compreender a sociedade. O amplo processo da transição do feudalismo para o capitalismo.
A divisão do trabalho é mediada por ações para retirar da natureza o que o homem precisa. Para isso deve conhecer técnicas e artefatos.
Vai desde a organização da família à organização da política.
O homem passou a se expressar por conceitos, e assim, cria suas idéias. Mudou os meios de produção e transformou os conhecimentos científicos. Essas transformações eram acompanhadas de contradições em todo o mundo.
Houve uma desagregação feudal, tivemos a suserania e a vassalagem, onde havia a propriedade privada com base legal e ideológica. Durante o período Feudal a produção era artesanal e manufatureira.
Os camponeses foram expulsos da Terra.
Marx discute a acumulação primitiva de capital, alguns homens trabalhavam arduamente e outros não faziam nada. Isto era à base da exploração e da propriedade privada que estava se constituindo, essas transformações eram baseadas na idéia de liberdade.
Transformação econômica e ideológica. A nova ideologia da burguesia era uma ideologia de liberdade, igualdade e fraternidade.  Assim, transformou-se também a economia, e a tecnologia cientifica, ou seja, transformou-se a ciência em técnica. 
Passa a ser necessário que a burguesia crie seu espaço educacional, e também que se institui uma educação para o cidadão, para formar a idéia de cidadão.  Já o burguês deveria ser formado completamente e complexamente, para que dessa forma ele pudesse controlar a maquina. Enquanto ao trabalhador bastava uma educação básica, fornecer o conhecimento estritamente necessário da pátria (língua), e o matemático.
Com isso, a idéia de educação publica surge na Revolução Francesa; que forjou nas cabeças o mito de uma educação fundada na liberdade, igualdade e fraternidade. Para o controle de quem tinha poder político. Com isso, o burguês passa a ser responsável pela educação do proletariado.
A educação era dada nos ambientes fabris, o mínimo ensinado, e exigido, era saber ler o manual da maquina e realizar as contas que esta pedia.  Essa educação era destinada aos filhos dos trabalhadores.
Por fim Marx coloca que deve treinar para diversas funções, antes aprendia somente uma função e ia apenas desenvolvendo esta. Contudo, quanto mais a maquina se desenvolve, mais o trabalhador e o conhecimento têm que se desenvolver. Para suprir isto, são criados os Liceus e os cursos técnicos para os trabalhadores das fábricas.
É necessário instruir e capacitar o sistema fabril, ou seja, treiná-lo para exercitar uma função.

REFERÊNCIA:
- Aula 27 de outubro de 2011.

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