quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

NONA AULA

Educação no Brasil Imperial
[Dinâmica em grupos envolvendo as legislações]
1827 – Ensino era através de monitores, o professor apenas instruía os monitores que ensinavam os outros alunos, eram professores e monitores separados de acordo com os sexos dos alunos; com este método, um único professor cuidava de toda uma escola. As classes eram dividas por grau e matéria que estavam aprendendo, o aluno ia mudando de sala conforme ia aprendendo a lição (ex. uma sala para primeiras letras, outra para leitura...)
1834 – O ensino primário passou a ser cargo dos municípios/assembléias., assim descentralizou o ensino. O ensino superior ainda cabia ao governo, assim como a civilização e a catequese.
1854 – O conteúdo ministrado passou a ser: Linguas, Filosofia, História, Retórica e Ginástica. O aluno devia ser educado dos 12 aos 18 anos, haviam os alunos internos que pagavam integralmente, e os externos (iam apenas estudar) que pagavam metade, para não pagar era preciso comprovar seu talento. Ao professor cabia manter o completo silêncio, o professor recebia um bônus de acordo  com a matéria que ensinava. A educação Religiosa católica era obrigatória. O inspetor estava acima do poder da direção, e podia punir os professores.
1879 (Reforma Leoncio de Carvalho) – O ensino foi dividido em Primário, Secundário, Normal e Superior, deviam estudar dos 7 aos 14 anos, sem férias os horários apenas eram alterados no verão e no inverno. Passou a existir as bibliotecas populares e escolares. Os professores passaram a aprender métodos rigorosos, deviam ensinar para a prática.

REFERÊNCIA:
- Aula ministrada pela auxiliar didática Luciana Coutinho, no dia 24 de novembro de 2011.

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