3.4. O contexto e a educação no Brasil monárquico
Sugestões de Leitura:
- BASTOS, M.H.C. O ensino mútuo no Brasil (1808-1827). In: Bastos, M.H.C. e Faria Filho, Luciano M. de. (orgs). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: Ediupf, 1999, pp. 73-93.
- COSTA, E.V. “ Da escravidão ao trabalho livre”. In: Idem, pp.209-226.
- COSTA, E.V. Da monarquia à Republica: momentos decisivos, pp. 291-326.
- LINS, Ana Maria Moura. O método Lancaster: Educação elementar ou adestramento? Uma proposta pedagógica para Portugal e Brasil no século XIX. In: Bastos, M.H.C. e Faria Filho, Luciano M. de. (orgs). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/ mútuo. Passo Fundo: Ediupf, 1999, pp. 73-93.
- NASCIMENTO, T.Q.R. Pedagogia liberal modernizadora.
- PAIVA, V.P.. Educação popular e educação de adultos. pp. 60-78
- SAVIANI, D. História da Idéias Pedagógicas... (Segundo Período. Capitulo IV, pp. 115-184)
- SCHELBAUER, A.R. Idéias que não se realizaram.
- XAVIER, M.E.história da educação: a escola no Brasil, pp. 72-101
- XAVIER, M.E. Poder politico e educação de elite, pp.60-71
Filme:
- Independência ou Morte.
REFERÊNCIA:
-Programa da disciplina
Sem comentários:
Enviar um comentário