domingo, 27 de novembro de 2011

QUARTA AULA

O filme assistido na aula passado foi baseado nos registros, e diários de Colombo. É possível analisar como o avanço do comércio unido as grandes navegações proporcionaram a origem do gradativo processo do sistema colonial. Na visão do europeu com isso ele estava levando civilização ao bárbaro.

Através da cartografia podemos acompanhar o processo de colonização através de mapas , e a intensa atividade exploratória, na qual retiraram da terra tudo o que podiam [veja no próximo post].


Os Portugueses não organizaram a educação no Brasil, mas contrataram para isso os jesuítas que eram a principal ordem educacional católica, a segunda ordem era os franciscanos. Os jesuítas chegaram com os colonizadores, sua tarefa era domesticar os indígenas, para isso muitos usavam de violência. Para os jesuítas educar era catequizar os índios, e fazer com que eles se conformassem com a nova situação. Considerou necessário converter a população de negros e índios, os que dessem trabalho deveriam ser eliminados. Os jesuítas possuíam um projeto, um plano de ação que era o Ratio Studiorum, do qual trataremos mais na próxima aula. 


História da educação do Brasil
 Primeira etapa: Portugal e Brasil no quadro da transição do feudalismo para o capitalismo
- O Brasil colonial

Essa primeira etapa de nossa história educacional compreende um longo período de tempo (de 1500 a 1822), no qual foi profunda a transformação da vida econômica, social, política, cultural de nossas formações sociais. 
Do ponto de vista educacional, pode ser dividida em dois períodos, marcados por mudanças contextuais e educacionais.

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS:




















REFERÊNCIA:
- Aula do dia 01 de Setembro de 2011
- http://www.youtube.com/watch?v=Zs0pI9cwQCU

- http://www.youtube.com/watch?v=R7eDOEMrCmo
- http://www.youtube.com/watch?v=eXi7-4AO_mE
- http://www.youtube.com/watch?v=mdi8sZwPuN4

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