domingo, 2 de outubro de 2011

PRIMEIRA AULA


Introdução
Não é uma tarefa nada fácil falar sobre a história, todos têm uma compreensão de que se trata de um processo vivenciado por cada um de nós. Mesmo quando não se quer falar sobre história ela sempre esta presente na nossa vida, em nossa existência.
E mesmo vivenciando o processo de transformação no tempo e no espaço, nem sempre é fácil distinguirmos Estória de História; contudo todos nós temos a compreensão do que seja a História, isto é, a escrita da história ou a história escrita. Com certeza já experimentamos muitas formas e conteúdos da história.
OBJETIVOS: O principal objetivo desta aula é traçar algumas considerações sobre a importância da história para a educação. Buscando dar conta deste objetivo, dividirei a exposição em cinco partes articuladas.
  1. História e história da educação
Antes de qualquer coisa, acho que um caminho para respondermos à clássica questão: O QUE É HISTÓRIA?
O melhor é irmos à biblioteca e buscarmos no dicionário o significado dessa palavra. Seguramente, para além das definições, podemos encontrar uma explicação mais complexa. Sintetizando, história é um termo ambíguo, comportando vários entendimentos sobre ele, mas é importante refletir sobre essa importante refletir sobre essa ambigüidade que o termo carrega.
Temos sobre a história os mais diversos olhares e construções; entretanto, para que seja possível o estudo (o conhecimento) dos processos e eventos ocorridos no tempo, temos que convir que a ação transformadora do homem, de suas relações com a natureza, e com outros homens ocorreu real e efetivamente.
Não entendo a história como pura invenção, como representação, ou como destino. A história estuda a vida dos homens em seus diferentes tempos, estuda a transformação do modo de viver dos homens. Debruçando-me sobre a história, quero entender como nos diferentes tempos os homens satisfaziam suas necessidades – Primitivo, Antigo, e Feudal –, como no espaço sul-americano ocupado por Portugal os homens ocuparam território e construíram sua história (desde colônia).  
A história da Educação, ao estudar a vida dos homens, quer entender como os homens se educam; então como entender a história da educação? Muitos tendem a pensá-la como uma disciplina com status cientifico, penso que o mais adequado é considerar que a História da Educação está indicando o estudo do objeto de investigação – a educação – a partir dos métodos e teorias próprias à pesquisa e investigação histórica.
Mas QUAL A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA PARA O ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO?
Ela nos ajuda a entender que a escola que temos é um produto da ação concreto e objetiva dos homens, e que esta escola, como qualquer outro aspecto do mundo, da sociedade e da vida, está sempre se transformando, acompanhando as contradições da sociedade; e que partindo da escola que temos, é possível construirmos outra escola, inclusive que é possível transformá-la e inseri-la em um projeto de sociedade mais justa e igualitária.  
Concluindo, a história é importante para saber o passado para entender o presente e buscar mudar o futuro. 


REFERÊNCIA: 
- Aula ministrada pelo professor José Claudinei Lombardi no dia 11 de agosto de 2011;
- http://www.google.com.br/imgres?q=historia&um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&sa=N&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1024&bih=625&tbm=isch&tbnid=jQXC2w5_uqz6DM:&imgrefurl=http://historiamurilobenevides.blogspot.com/2011/06/o-que-e-estudar-historia.html&docid=RJwlaHKVTTVfVM&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsSMRkWad1mLaVgsARmlIhl_wK24abYvzdx-W9-5G2EWaFRAblQzk4UDcu589wJwJSXAEacoKyiPcPZkD8ZYyHBE6pBVVre5LdYxHmjySa24mlwumx2h8u83l8KkSOV-RlrqgKA7xhZXNp/s1600/historia.gif&w=425&h=425&ei=F5LSTu_JNIf-ggfpyfWgDQ&zoom=1&iact=hc&vpx=236&vpy=164&dur=298&hovh=225&hovw=225&tx=115&ty=112&sig=113513871865370881911&page=1&tbnh=123&tbnw=123&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:0

Sem comentários:

Enviar um comentário