domingo, 2 de outubro de 2011

Apresentação - História...

UNIDADE I – História, historiografia e história da educação
1.1.       O pensamento histórico e seu objeto
1.2.      As tendências da historiografia brasileira e as necessidades da pesquisa histórica
1.3.      O papel da história da educação na formação de educadores

Sugestões de Leituras:
  • ANDERY, M.A. e outros. Para Compreender a Ciência; uma perspectiva histórica. pp. 11-18
  • ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. (Introdução, p 19-31)
  • CARDOSO, Ciro F.S.. Uma Introdução à História. (livro inteiro)
  • FENELON, Dea Ribeiro (org.). 50 textos de história do Brasil. pp. 1-11
  • LOMBARDI, J.C.(org). Pesquisa em educação: História, Filosofia e Temas Transversais. pp. 7-42 (Capítulo Um e Capítulo Dois); pp.43-54 (Capítulo Três).
  • ANDREOTTI. A. E outros. História da administração escolar no Brasil... . LOMBARDI. J.C. A importância da abordagem histórica... pp. 15-28
  • LOPES, Eliane M.T..  Perspectivas Históricas da Educação. pp. 22-39
  • SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. (“A História da Educação”, pp. 37-38).
  •  WARDE, M.J.. “Questões teóricas e de método: a história da Educação nos marcos de uma história das disciplinas”. In: SAVIANI, D. ET alii (orgs.), História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual, pp.88-99
  • XAVIER, M.E. ET alii. História da Educação : a escola no Brasil, pp.7-23.


REFERÊNCIA: 
- Programa da Disciplina

    Sem comentários:

    Enviar um comentário