UNIDADE I – História, historiografia e história da educação
1.1. O pensamento histórico e seu objeto
1.2. As tendências da historiografia brasileira e as necessidades da pesquisa histórica
1.3. O papel da história da educação na formação de educadores
Sugestões de Leituras:
- ANDERY, M.A. e outros. Para Compreender a Ciência; uma perspectiva histórica. pp. 11-18
- ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. (Introdução, p 19-31)
- CARDOSO, Ciro F.S.. Uma Introdução à História. (livro inteiro)
- FENELON, Dea Ribeiro (org.). 50 textos de história do Brasil. pp. 1-11
- LOMBARDI, J.C.(org). Pesquisa em educação: História, Filosofia e Temas Transversais. pp. 7-42 (Capítulo Um e Capítulo Dois); pp.43-54 (Capítulo Três).
- ANDREOTTI. A. E outros. História da administração escolar no Brasil... . LOMBARDI. J.C. A importância da abordagem histórica... pp. 15-28
- LOPES, Eliane M.T.. Perspectivas Históricas da Educação. pp. 22-39
- SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. (“A História da Educação”, pp. 37-38).
- WARDE, M.J.. “Questões teóricas e de método: a história da Educação nos marcos de uma história das disciplinas”. In: SAVIANI, D. ET alii (orgs.), História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual, pp.88-99
- XAVIER, M.E. ET alii. História da Educação : a escola no Brasil, pp.7-23.
REFERÊNCIA:
- Programa da Disciplina
- Programa da Disciplina
Sem comentários:
Enviar um comentário